Economia Criativa – entrevista com Creuza Medeiros

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

22006_4378257033463_76714675_ncreuza jardim

Esta semana visitei um dos pontos mais charmosos de Cuiabá, o Espaço Magnolia (na Rua 24 de outubro), idealizado pela criativa e inspirada empresária e jornalista Creuza Medeiros. É uma galeria de lojas com garagem que virou um jardim, que tem a sua luz e a sua energia em um ambiente acolhedor. Neste espaço acontece um sábado por mês a Feirinha da 24, e nos outros fins de semana (sexta e sábado) acontece a feirinha Magnólia Cuiabana. São eventos que viraram ponto de encontro de pessoas descoladas, estudantes, assim como de pessoas que rodaram o mundo e sabem o que é bom. Neste ambiente se desenvolve a “Economia Criativa”!
Fiquei tão curiosa com o assunto que fiz uma entrevista com esta pessoa super competente e de coração enorme, Creuza Medeiros:

Creuza, o que é economia criativa?
Creuza: é sobreviver do que você ama fazer. É transformar o seu dom artístico em negócio.

Isso é fantástico! Explique melhor!
Creuza: O artista não era reconhecido, usava o seu dom para fazer peças caseiras e presentear os amigos, mas não fazia disso uma profissão. Com a economia criativa, o artesão e outros profissionais passam a utilizar o seu talento para criar produtos que trazem o seu sustento.

E como eles podem comercializar estes produtos?
Creuza: Este é um dos objetivos da feirinha. Além de proporcionar uma convivência saudável, em um ambiente diferente, um oásis verde em meio à cidade, com ar de praia, o espaço Magnolia proporciona a estas pessoas um lugar para comercializar os seus produtos, sustentando suas famílias e proporcionando aos clientes acesso a produtos que vão além do óbvio.

creuza 4

Há quanto tempo existe o espaço Magnólia?

Creuza: há 4 anos. Comprei o imóvel e abri a loja Armazém da Creuza, colocando à venda produtos de artesãos. Em 3 meses, a loja ficou pequena e ofereci o meu jardim. De eventos esporádicos, se tornou mensal, e hoje, entre feirinha da 24 e Feirinha Magnolia Cuiabana, acontece todos os finais de semana.

Mas isto tem que correr o mundo!
Creuza: Já corre. A Feirinha da 24 está no livro guia “Cuiabá Life”, organizado por Lauristela Guimarães. Em 03/09 o case Feirinha da 24 será apresentado no Encontro de Criativos do Maranhão, o Sebrae já mapeou e reconheceu a Feirinha como território criativo de Cuiabá.

creuza e jaque

 O que encontrar na feirinha?
Creuza: convivência saudável, ambiente diferenciado, os próprios artesãos e produtos criativos, como artesanato (roupas personalizadas e customizadas, bijuterias), decoração criativa, comidas diferentes (sem glúten, árabe, etc.), produtos da religiosidade cuiabana, artes, chás, perfumes, sapatos, e uma vez por mês o desapego de roupas e sebo de livros.

Creuza, é uma grande alegria falar com você, estou emocionada e apaixonada por este seu espaço e com tudo de bom que ele traz! Desejos de sucesso, de paz, e de amor. Saiba que o legado que você deixa é incomensurável de tão bom!

 

creuza 1

Creuza Maria Medeiros é gestora criativa, empresária e jornalista.
https://www.facebook.com/armazemdacreuza
http://armazemdacreuzamedeiros.blogspot.com.br/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *