Facilidade nos pagamentos: Cartão de crédito sem anuidade e com milhagem?

Tempo de leitura: 2 minutos

O mercado está cada vez mais competitivo por participar do ciclo de consumo das pessoas e empresas. Os meios de pagamento estão evoluindo dia a dia. Além do quase falecido cheque e do incômodo pagamento em dinheiro, os cartões e transferências por aplicativos ganham o carinho dos consumidores.

As transferências se popularizam pelo uso de aplicativos em smartphones, ante a facilidade e agilidade das transações. Apenas ganham entrave em tarifas cobradas para operações onde a conta do destinatário fica em outro banco, ou pela falta de prazo de pagamento.

Já os cartões trazem facilidade, e se usados com critério, podem ser ótimos aliados no planejamento, com a centralização dos pagamentos em uma data, que costuma ser acordada para data sequencial aos recebimentos usuais. Outra vantagem são os programas de milhagem, onde a cada dólar gasto (conversão de reais), o cliente ganha uma pontuação e acumula para trocar por passagens aéreas, bens ou serviços.,

A anuidade do cartão, que já foi uma forma de rentabilizar estas operações, está mudando de posicionamento. Hoje, alguns bancos bonificam seus clientes com a isenção das taxas de anuidade em virtude da reciprocidade, do volume operado e margens de lucro que cada cliente traz.

O American Express já utiliza a opção sem tarifas, desde que ativo a cada 60 dias, mas para ter direito ao programa de benefícios, há a cobrança da tarifa anual.

Além do mercado tradicional, há um outro pessoal de olho neste nicho, e com a ambição de redefinir o padrão de serviços financeiros, lança cartões com vantagens importantes, como ausência de anuidade ou qualquer outra tarifa, programa de benefícios e fidelidade, plataforma ágil e totalmente digital, fatura por e-mail e relacionamento através de aplicativo.

Uma destas empresas é a NUBANK, cartão de aceitação nacional com bandeira Mastercard e que utiliza a estratégia de expansão através de indicações e links patrocinados. Não há cobrança de nenhuma tarifa, o relacionamento é ágil e digital por aplicativo e a cada U$$ 1,00 gasto dá direito a um ponto.

Outro emissor de cartão nestas condições é o Digio, com bandeira VISA, mas que tem como “pais” o Banco do Brasil e o Bradesco. Não tem tarifas, com exceção da análise emergencial de crédito (R$ 5,00), que ocorre quando alguém ultrapassa o limite e precisa de uma aprovação emergencial, e também tem programa de fidelidade.

É um mercado em expansão, onde a todo momento estão surgindo novidades que beneficiam o consumidor. Fique de olho e busque a opção mais adequada ao seu perfil.

 

Eliane Jaqueline Debesaitis Metzner, CFP®, é planejadora financeira certificada pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, afiliada ao FPSB (Financial Planning Standards Board).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *