Planejamento financeiro e previdência privada

Tempo de leitura: 4 minutos

A busca da independência financeira abre vários caminhos, um deles é o planejamento financeiro de longo prazo. Quando esperamos pelo INSS, estamos criando uma dependência de algo que provavelmente será bem diferente das expectativas e necessidades de renda.

A previdência privada ganha espaço a cada dia, tanto como alternativa ao INSS, como pela oportunidade de investimento.

Enquanto que em um fundo de investimento o imposto de renda é recolhido duas vezes ao ano, em previdência este valor fica junto com o saldo rendendo, o que a longo prazo dá um bom retorno adicional.

Fundo de investimento: recolhimento de IR semestral.

Previdência: recolhimento de IR no resgate.

Outro cuidado que é importante na hora de investir é a tabela de imposto de renda. O investidor pode escolher entre dois regimes:

  1. Progressivo ou constante: será 15% na fonte, com ajuste na declaração de Imposto de Renda, hoje de 0% a 27,50% de acordo com a renda total anual + resgates + outras receitas.
  2. Regressiva: começa em 35% e a cada 2 anos reduz 5%, até chegar em 10 anos com 10%.

IR previdencia

Se a opção for a tabela regressiva, quando o prazo médio for superior a 10 anos, o imposto será apenas de 10%. Se aplicar em outros produtos, o IR será no mínimo 15%.

Os produtos escolhidos podem ser:

PGBL VGBL
Indicado para quem faz declaração de IR no modelo completo Indicado para quem faz declaração de IR no modelo simplificado
Os depósitos anuais podem ser usados como despesas dedutíveis na declaração de IR Não pode ser utilizado como dedução na declaração anual
No resgate, o IR é sobre o valor do resgate No resgate, o IR é sobre os rendimentos

Ou seja, quem faz declaração completa, deve preferir o PGBL até 12% da renda. Acima disso, ou quem faz declaração simplificada, deve optar pelo VGBL.

Outra questão relevante é o planejamento sucessório, quando o valor está em previdência, basta designar os beneficiários e o valor não entra no inventário e não tem imposto de renda neste caso. O valor fica disponível na conta dos beneficiários em até 30 dias. Veja este cálculo se alguém deixar um imóvel de 1 milhão ou uma previdência de 1 milhão. (e se não tiver dinheiro para as custas, terá que vender o imóvel a um preço inclusive menor):

Imóvel Previdência
Valor 1.000.000 1.000.000
Custas de inventário 200.000 0
ITDMC (variável) 40.000 depende de cada estado (pode ser zero)
Saldo 760.000 1.000.000

Outro cuidado ao optar por uma previdência é a experiência do administrador e as taxas de administração e carregamento.

Taxa de administração: cobrada sobre o saldo, expressa ao ano e provisionada diariamente.

Taxa de carregamento: cobrada sobre os depósitos ou aportes, desconta do valor inicial.

Pode haver taxa de saída, cobrada sobre o resgate, descontando os rendimentos, mas é menos comum.

Há produtos com rentabilidade similar ou até superior a fundos, mas outros que em virtude das altas taxas, “comem” boa parte da rentabilidade.

Meu filho Erico Metzner, 13 anos, estudante, escritor e educador financeiro, diz que a previdência é um produto adequado para o pote do futuro. Segundo meu filho, as pessoas devem separar o dinheiro em três potes: o pote do agora, para usar no que precisar, o pote dos sonhos, guardando uma parte para os desejos com prazo até dois anos, como viagem, celular, etc., e o pote do futuro, para guardar dinheiro para (se for criança) pagar a faculdade ou começar um negócio.

Eu complemento: se o filho for dependente legal na declaração de IR e esta for feita no modelo completo, a soma da previdência do titular mais dos dependentes pode ser feita em PGBL, pois os depósitos de cada ano são abatidos da base de cálculo até 12 % da renda bruta. Se a declaração for simplificada ou se exceder a este percentual, faça um VGBL, onde o IR do resgate será apenas sobre os rendimentos.

Uma outra questão importante: se você não estiver satisfeito com o seu plano, estude outras alternativas no mercado e faça a portabilidade, que é a transferência de planos sem que haja resgate, ou seja, mantém as datas e não há tributação neste evento.

Se você está estudando para provas de certificação Anbima e quer saber mais, participe dos grupos de estudo:

CPA 10 Finanças na Prática

CPA 20 Finanças na Prática

Porque o importante é ser feliz com suas escolhas! Rumo à independência financeira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *