As certificações do Mercado Financeiro

Tempo de leitura: 2 minutos

A carreira no mercado financeiro é bastante requisitada, pelas perspectivas que apresenta. Quem, como eu, já a percorreu ou está no caminho, sabe dos desafios e oportunidades. São metas, planejamento, execução, agilidade, concorrência… bom, como qualquer carreira!

E as oportunidades acontecem na própria carreira, onde as promoções consideram competências técnicas, comportamentais e produtividade, como também em outras áreas, pois quem trabalha em Instituição Financeira tem uma grande oportunidade de networking e tem oportunidade de ter contatos com diversos segmentos.

Mas como fazer para entrar neste mercado?

As seleções de profissionais consideram uma série de fatores, mas tem uma que é básica, essencial e pré-requisito na maioria das funções e instituições, que é a certificação financeira.

Quais certificações existem no mercado financeiro?

As principais certificações são:

Anbima: Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Suas certificações, por conteúdo e custo, são as mais acessíveis e condizem com o dia-a-dia da agência.

B3: O PQO, Programa de Qualificação Operacional, é uma “iniciativa para avaliar e reconhecer a qualidade dos serviços prestados pelas corretoras e bancos que atuam nos mercados administrados pela B3”.

Planejar: O Instituto Brasileiro de Planejadores financeiros possui a certificação CFP, destinada a realizar o planejamento financeiro completo das pessoas físicas e suas famílias. Nas Instituições Financeiras, é procurada para carteiras private e corporate, que geralmente atendem clientes com volume acima de R$ 10 milhões. A atualização é bianual. A obtenção do título abrange os 4 “E”s: educação, experiência, exame e ética.

Certificações Anbima:

    1. Certificação profissional Anbima série 10: segundo o Código de Certificação Anbima, a CPA-10 “é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento diretamente ao investidor, inclusive em agências bancárias ou plataformas de investimento”. É a certificação básica, exigida para quem atende o varejo. Envolve conceitos.
    2. Certificação profissional Anbima série 20: a Anbima descreve como público para a CPA-20 “os profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para investidores diretamente atendidos no segmento varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais”. Não necessariamente investidor qualificado, mas alta renda PF e PJ. É uma certificação para quem quer atuar em carteiras mais estruturadas. Envolve conceitos, é quase o dobro de conteúdo da CPA-10.
    3. Certificação Especialista Anbima CEA: destina-se a “certificar profissionais que assessoram os gerentes de contas de pessoa física em investimentos, podendo indicar produtos de investimento”. Destinada a assessores de investimentos. Envolve cálculos e conceitos.
    4. Certificação para profissionais gestores de recursos de terceiros CGA: “destinada a profissionais que atuam na gestão profissional de Recursos de terceiros”, como os gestores de fundos.

Para se preparar para o exame, você pode baixar apostilas disponibilizadas na internet, assistir vídeos no youtube como ESTE aqui da Academia do Dinheiro onde tenho a série Certificações Anbima ou adquirir cursos digitais, eu tenho o curso CPA10 e CPA20 para apoiar seus estudos!

Se precisar, chama a Jaque! Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *