Finanças em casa: 3 dicas para economizar

Tempo de leitura: 3 minutos

Já no início da pandemia muitas pessoas tiveram que reduzir drasticamente suas despesas, para adequar-se ao “novo normal”. A redução da renda ou mesmo expectativa de dias difíceis fizeram com que a cautela também fizesse parte das finanças familiares. Outras pessoas, que não tiveram o orçamento afetado, podem se apropriar desse momento para fazer adequações em seu orçamento, sem que isto afete seu padrão de vida. São despesas que vão pelo ralo e não trazem benefícios adicionais.
O custo fixo rouba sonhos, já sabíamos disso. Mas mesmo assim, quando alguém tem um aumento de renda, naturalmente sobe seu padrão de vida e com isso suas despesas também.  O que poderia ser uma margem para investimentos e para novos projetos acaba sendo incorporado no dia a dia e se perde sem que se perceba, tanto em grandes contas como naquelas pequenas, que passam desapercebidas.
E, de repente, vieram à tona questões existenciais que afetam a gestão financeira, o que Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter chamam, em seu livro “Pai Rico Pai Pobre”, de corrida dos ratos, referindo-se ao hamster que corre em uma roda sem chegar a lugar nenhum: trabalha para pagar contas, aumenta-se o trabalho, para ter mais renda e pagar mais contas. E com isso o custo fixo aumenta, pequenas despesas vão crescendo, e muitas vezes nem fazem tanto sentido assim.
Mas afinal, qual a solução para sair dessa roda dos ratos e redefini-la para a roda do sucesso? É deixar margem no orçamento para investir com regularidade. Fazer “sobrar” dinheiro, e isso pode ser feito com pequenas adequações no dia a dia.
Separamos 3 dicas, que apesar de simples e até óbvias, muitas vezes são esquecidas, e que se colocadas na rotina das famílias podem trazer excelentes resultados:
1. Revise as suas despesas. Comece pelas mais fáceis, assinaturas de TV, internet, celular, streaming, entre em contato com os fornecedores de serviço e avalie outras opções de planos, ou cancele aquelas que não são utilizadas ou que não fazem tanta falta assim. Só isso pode trazer uma redução de até 30% das mesmas. Gostou? Então continue e faça a revisão em todas elas, pode ter um tesouro escondido no piloto automático!
2. Reveja suas contas básicas de energia e água: há vazamentos, algum hábito que possa ser mudado e cause economia? A energia possui a bandeira branca, deixando a energia mais cara das 5h às 21h e mais barata durante a noite, confira o fuso horário da sua região (confira no site da Aneel ou da sua concessionária, pesquise: energia bandeira branca). Observe quando é mais utilizada e se a troca é benéfica. Após, entre em contato com a concessionária de energia e faça a troca, se viável. Quanto à água, pequenas ações desde fechar a torneira ao lavar a louça, até em aguardar juntar roupa para lavar ou deixar a mangueira aberta ao lavar calçadas podem fazer uma boa economia.
3. A conta de alimentação pode ser melhor administrada? Ficar em casa dá aquela fominha, aí tanto a geladeira quanto o delivery são mais acessados. Monitore seus pedidos de comida para fugir dos excessos, e organize a lista de supermercado, se conseguir ir apenas uma vez por semana às compras perceberá o quanto isso afeta a fatura do seu cartão, além de se expor menos a situações de contágio.
Colocando em prática situações como essas é possível economizar, inclusive sem alterar o seu conforto. São pequenas atitudes que podem gerar grandes transformações, porque mais do que economia, geram hábitos de sustentabilidade que fazem bem para o bolso e para a natureza.

Eliane Jaqueline D. Metzner, CFP ®, é planejadora financeira Certificada pela Planejar Instituto Brasileiro de Planejadores financeiros, Master Coach Financeira, Escritora e Instrutora no Mercado Financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *