Finanças em Família

Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça outros títulos da autora: CLIQUE AQUI

 

Prefácio

Repare como é comum vermos pessoas financeiramente ricas mesmo sem curso superior. E como é ainda mais comum vermos pessoas com curso superior contar centavos para chegar ao final do mês.

Ser pai é mais fácil do que se imagina. Quando digo isto muitas pessoas logo me julgam e se reportam ao senso comum: “sim, a mãe é quem fica com o grande trabalho, o pai com a diversão”.

No meu caso, e enquanto tive meus filhos perto de mim, eu fui pai, mãe, amigo, educador, um parceiro para todas as horas. Da diversão de rabiscar folhas em branco à “divertida” tarefa trocar fraldas, e também à dolorosa e necessária tarefa de segurar meus filhos para receberem uma agulhada de vacina. O mundo deveria ter mais gotas e menos agulhas.

Assim foi enquanto eu e meus filhos habitamos o mesmo teto. E, mesmo depois que a mãe os carregou de mim, claro que com todo o amparo que leis e jurisprudência conferem a uma mãe no Brasil e, por comum acordo nos separamos.

Mas mesmo a 1.200 km de distância ainda sou pai, mãe, amigo, educador, e parceiro para qualquer situação.

Ser pai é fácil, imagino que ser mãe também seja, se existe amor nada é trabalho ou obrigação, tudo é prazer e propósito na condução de nossos filhos à vida adulta. Inclusive a dolorosa, mas necessária, tarefa de segurar seus filhos para receberem uma agulhada de vacina.

Amar também é isso.

Quando convidei a Eliane Jaqueline para ser autora do curso da Academia do Dinheiro, que tem a finalidade ensinar pais a vacinarem seus filhos contra as mazelas de um orçamento apertado no futuro, a ministrarem gotas contra um mundo que confunde consumismo com sucesso pessoal e gastos elevadíssimos com felicidade, foi por que vi em seu filho Érico uma criança vacinada contra tudo isso.

Naquele momento o Érico era um autor mirim de finanças pessoais, o primeiro do Brasil. Hoje um adolescente que faz e cuida de sua receita com livros e palestras.

Um irmão zeloso com o Artur e um grande parceiro de armas (seringas e agulhas) a ajudar todos nós que trabalhamos com educação financeira, a prover a inúmeras famílias mais consciência sobre o bom uso do dinheiro.

Este livro, assim como o curso que o deu origem, leva a pais e mães ferramentas que, unidas à educação formal, farão seus filhos mais ricos. Com liberdade de escolha, nunca se deixando escravizar por terem orçamentos apertados, com mais liberdade, sem preocupações com reformas de previdência, sem dependerem de governos e suas políticas.

Filhos ricos em dinheiro, escolhas, experiências e potencializando a felicidade e momentos de alegria em suas vidas. Filhos que saberão que foram criados com amor, tendo eles curso superior ou não, e inteligência emocional para boas escolhas.

Mauro Calil, Fundador da Academia do Dinheiro e, para sempre, pai do Marcus e da Isabela

SUMÁRIO

Dedicatória 5

Agradecimentos 9

Prefácio 11

Introdução 13

Capítulo 1

Uma fórmula de riqueza 19

Capítulo 2

A idade certa para cada aprendizado 25

Capítulo 3

Mesada: princípios e o valor adequado. 35

Princípios da educação financeira dos filhos 36

Como calcular a mesada 39

Capítulo 4

Hábitos Financeiros saudáveis 45

Capítulo 5

Conhecimentos de finanças 51

O que ensinar a seus filhos? 53

Gerar 55

O que ensinar a seu filho? 56

O que deveria ser feito nesta situação? 58

Gerir 59

O que ensinar a seu filho? 60

Multiplicar 62

O que ensinar a seu filho? 65

Uma palavrinha final 67

Bibliografia 69

Webgrafia 71