Finanças na Prática

Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça outras obras da autora: CLIQUE AQUI

Prefácio

Quando Eliane Jaqueline Metzner me falou da ideia de escrever um livro baseado em suas experiências na área de finanças pessoais, fiquei feliz e realizado, mas meu prazer foi maior ainda quando ela me convidou a fazer o prefácio. O livro pode realmente fazer a diferença na vida das pessoas.

Logo que a Jaqueline começou a trabalhar comigo, percebi o seu talento e conhecimento em produtos e serviços financeiros, especialmente os comercializados pelas Cooperativas de Crédito. Ao longo do tempo, percebi uma visão muito mais ampla e nobre em seu trabalho, pois ela não se limitou a ser uma consultora de produtos financeiros, mas sim voltada à educação financeira das pessoas. E é isto que vemos neste livro.

O tema finanças pessoais se apresenta num momento extraordinário de nosso país, onde milhões de pessoas estão migrando de classes sociais, ascendendo em termos salariais com o crescimento da economia e formando uma nova classe média.

Este livro tem a proposta de contribuir para a qualidade de vida das pessoas, sejam assalariados ou micro e pequenos empresários, na administração de sua vida financeira. É útil, tanto para quem ganha menos, quanto para quem tem renda maior.

As orientações de Jaqueline, transmitidas de forma simples e prática, permitem dar ao leitor mecanismos eficazes de gerir suas economias e controlar os gastos familiares de forma a levar uma vida sem problemas financeiros e economizando para construir seus sonhos.

Extremamente pertinentes as abordagens que ela faz sobre a função do dinheiro em nossas vidas, os problemas que a falta dele nos faz e o conceito importante de que nós devemos ter o controle sobre nosso dinheiro, ao invés de sermos dominados por ele.

Com tudo o que é ensinado, podemos aprender a importância de gastar bem, ou seja, gastar sem culpa e sem ter dívidas impagáveis. Por isso os conceitos sobre o planejamento, o acompanhamento dos gastos e a forma de comprar ajudam o leitor a se manter numa disciplina financeira equilibrada.

Enquanto o leitor aprecia a leitura, vai descobrindo que, mais importante do que técnicas, o segredo de uma vida financeira equilibrada reside nas atitudes e comportamentos. As compras por impulso e os gastos desnecessários podem ser evitados quando temos disciplina para com as prioridades da nossa vida, em direção à realização de nossos sonhos.

Depois, o leitor poderá colocar em prática o que assimilou, planejando e investindo nos seus sonhos de futuro. Afinal de contas, nós colhemos o que plantamos. A felicidade que tanto almejamos é construída por nós mesmos.

JOÃO CARLOS SPENTHOF, Presidente do FGCOOP