Após declarar seu IR, ficou feliz com os resultados?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A declaração de IR é entregue até 30/04, todos os anos. É um período de reflexão sobre quanto de renda foi gerado e qual o crescimento patrimonial respectivo.

O crescimento patrimonial depende de cada estrutura de receitas e despesas, porém é importante observar alguns itens:

1. Você tem um “colchão de segurança”, equivalente a 12 meses de despesas? Caso sim, parabéns! Caso ainda não tenha feito, organize seu orçamento para que pelo menos 10% de sua renda vá para este “pote”. Lembre-se que se guardar 10% do que ganha, vai demorar 120 meses para completar o seu colchão.

2. O aumento patrimonial adveio de troca de carro? Lembre-se que há a desvalorização, e na hora de vender o preço conseguido será bem diferente do bem pago.

3. Você tem um plano de aposentadoria? Lembre-se que há diversos investimentos que trarão conforto para esta época, como imóveis para alugar. Os fundos de previdência, como PGBL e FAPI são indicados para quem faz a declaração de IR no formulário completo, e com isso além da formação da reserva, o valor depositado serve como abatimento da base de cálculo.

Alguns dizem que não é possível guardar dinheiro, mas olhando a conta: receitas, o que entrou de renda durante o ano, será que realmente não dá ou o dinheiro está indo para o lugar errado?

Reprograme sua mente, pague-se primeiro!

Fica a dica!

Um abraço,

Jaque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *