Construindo uma carreira de Sucesso

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

palestra Unirondon
No dia 27/05 estive com aproximadamente 150 jovens das Faculdades Unirondon de Cuiabá, turmas entre 4º. E 8º. Semestre dos cursos de administração e ciências contábeis, com a palestra: Construindo uma carreira de sucesso, onde discutimos os requisitos essenciais de um profissional de sucesso, competências essenciais, trilhas de conhecimento, trajetória e produtividade. Após a palestra, recebi diversos e-mails de pessoas que decidiram buscar algo mais para suas vidas, participar de processos seletivos ou simplesmente conversar sobre seus caminhos.
Muitos estudantes escolhem a carreira pela renda, outros pelo que aparece e alguns programam e batalham na busca do trabalho que sonham. Vamos falar dos impactos destas escolhas.
A escolha pela renda traz uma falsa ilusão de felicidade: vou ganhar dinheiro e ser feliz. Isto pode acontecer, mas não necessariamente. É importante que a carreira esteja alinhada com o perfil, com o que temos afinidade e com o que realmente somos bons. Quando trabalhamos sem paixão, os resultados são medianos e a renda também.
Trabalhar “no que aparece” pode ser uma estratégia temporária, na busca de meios de se sustentar e pagar as contas. No entanto, a grande maioria se acomoda após isto, se torna vítima das escolhas do passado. Se em algum momento você trabalhou “no que apareceu”, não deixe a vida passar sem saber se esta profissão o(a) faz feliz. Faça uma análise de seu perfil, de suas aptidões, e caso descubra outro caminho melhor, faça uma transição planejada. Se não está seguro, converse com quem fez isso, busque a ajuda de um coach, converse com pessoas de sucesso para seguir a modelagem.
Os profissionais de sucesso são aqueles que amam o que fazem. Se você escolheu sua profissão por um dos itens acima, por determinação dos pais ou qualquer outra motivação, e aprendeu a colocar paixão no trabalho, com certeza é uma pessoa de sucesso. Caso ainda não seja, faça uma reflexão sobre o quanto gosta, o quanto se dedica, se é a profissão dos seus sonhos. Nem todos conseguem fazer esta escolha no início da carreira, mas sempre é tempo de recomeçar, desde que você esteja disposto a pagar o preço por isso, ou melhor, pelo seu sucesso e sua felicidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *