Como investir em ações sem ir na onda

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

onda

Marcelo tem vontade de aplicar na bolsa de valores, mas tem medo das oscilações. Aí fica observando, quando a bolsa sobe por uns dois ou três meses, ouve seus amigos falando de ganhos, resolve comprar, e aí a bolsa cai. Então decide vender e logo depois a bolsa sobe novamente. Esta história é muito comum, a principal causa é que a bolsa ainda é um “enigma” para boa parte da população, são apenas 550 mil investidores ante quase 200 milhões de brasileiros.

No mercado de ações, um erro comum é entrar quando as ações estão no topo, ou vender na queda. Existem históricos e tendências de oscilações, cursos gratuitos e pagos para aprender. A melhor forma de aprender é abrir uma conta em uma corretora, fazer os cursos e investir, mesmo que sejam pequenos valores. Uma dica: se for aplicar por exemplo R$ 10.000, compre 2 ou 3 ações apenas, pois este mercado cobra ordem de corretagem em cada negócio, para compara cada ação (se comprar 5, são 5 ordens), e depois na venda também. Outra opção são fundos de investimentos em ações.

Procure um fundo que compre várias ações, por exemplo um Fundo Ibovespa, onde terá várias ações dentro do mesmo fundo. Nestes investimentos, o valor inicial costuma ser baixo, em torno de R$ 500,00. Tem um custo entre 1,5% a 3% ao ano, que já vem descontado da rentabilidade, alto mas justo ante o valor investido.

Se o valor aplicado for um investimento para longo prazo, algo que você não vai usar, além de aprender e acompanhar, vai perdendo o medo para comprar suas ações diretamente no futuro, se quiser!

Fica a dica e bons negócios!

Nenhum comentário


  1. Excelente resposta. Muitos brasileiros tem medo de investir no mercado de ações, porém o que muitos não sabem é que aplicado corretamente é bem mais rentável que muitos outros investimentos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *