8 CUIDADOS ESPECIAIS PARA UMA VIDA LONGA E FELIZ

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você já pensou quantos anos você quer viver? A resposta costuma ser acima de 80, até 100 anos. Só a longevidade basta? Meu desejo é viver muitos anos, com saúde, disposição e boas condições financeiras. Se este também é o seu desejo, o que você está fazendo para que isto ocorra? Há oito cuidados essenciais para a longevidade com qualidade de vida:

  1. CUIDE DE SUA HIDRATAÇÃO

A grande maioria das pessoas despreza este conselho simples. Mas todos sabem o quanto a água é essencial para manter a boa saúde. Os órgãos internos sofrem e definham com a falta de hidratação, causando problemas graves de saúde. Os ambientes com ar condicionado proporcionam a sensação de frescor, e esquecemos de tomar água. Eu costumo ter por perto um copo de shake com água dentro, que é fácil de abrir e não entra bactérias. As vezes coloco um pouco de limão, laranja, chá ou guaraná para dar um sabor.

  1. CUIDE DE SUA NUTRIÇÃO

Coma frutas e verduras, procure alimentos orgânicos, evite frituras e excessos. Dê preferência a grelhados e diversidade. Na nossa casa, evitamos comer pão ou sanduiche à noite, preferindo um grelhado com salada. Minha sogra D. Hulda tem uma receita bem legal: comer de tudo mas não tudo! Sobre bebidas alcoólicas, há estudos sobre seus males e benefícios. Que um copo de cerveja em um dia quente auxilia a hidratação e uma taça de vinho é boa companheira das inspirações. Que o álcool afeta o sistema nervoso e pode prejudicar os neurônios. Fato é que excessos fazem mal, e que destilados fazem mais mal que fermentados. E que uma vida de privações têm o seu custo. Quando eu trabalhava com meu pai na lavoura, após um dia árduo, juntávamos na varanda ele e as filhas, e tomávamos juntos uma cerveja, um ou dois copos cada, conversando sobre o excelente dia de trabalho. Meu pai também produz vinho artesanal em sua propriedade, para consumo da família, que para mim é o melhor vinho do mundo, pois junto com o produto vem o amor e a tradição. Gosto de uma taça de vinho com o meu marido, e com os bons amigos. Quando bebo, evito exageros e quantidades, e comemoro a vida com moderação e bom senso.

  1. CUIDE DE SEU CORPO

Faça caminhadas, trilhas, esportes, ande de bicicleta, brinque com as crianças. Meu filho Artur gosta de correr ao redor da mesa, umas 100 voltas! Jogamos tênis uma vez por semana, a família toda, e andamos de bicicleta no parque. Encontre uma atividade física que lhe faça bem. O importante é se exercitar, faz bem à saúde e principalmente ao coração.

  1. CUIDE DE SUA SAÚDE

Consulte seu médico e dentista como rotina. Exames periódicos ajudam a ter certeza de que a saúde vai bem. Não espere ter sintomas para tratar. Eu e minha família vamos ao dentista para prevenção e limpeza a cada quatro meses, e no clinico geral e pediatra uma vez por ano. A prevenção é o melhor remédio!

  1. CUIDE DE SUA MENTE

Faça boas leituras. Costumamos pensar e falar sobre os estímulos que recebemos. Há milhões de livros, escolha bons temas e tenha assuntos interessantes. Um dia eu conversava com uma jovem que conheci em um evento. Ela me disse que adorava ler. Quando perguntei qual foi o último livro que leu, me falou sobre uma trilogia sensacional que estava entre os mais vendidos no mundo. Perguntei o que ela aprendeu com esta leitura, e a resposta foi um silêncio total e o fim da conversa. Nem tudo que há no mercado literário enriquece, cuidado com as “ondas”, separe o joio do trigo e alimente a sua mente!

  1. CUIDE DE SUAS EMOÇÕES

Emoções abaladas são grandes causadores de doenças. Cuide de seus relacionamentos, valorize quem você ama, evite encrencas. Visite seus pais e familiares com frequência, valorize-os. Marque encontro com seus amigos, cuide de seu amor, brinque e converse com seus filhos. Não se estresse pelo que não vale a pena. Quando eu me irrito com alguma coisa, eu penso: vale a pena? Quem é o maior prejudicado com a minha irritação? E exercícios de respiração e concentração ajudam a dar o peso certo para cada situação. Busque momentos de contemplação da natureza, encontros com si mesmo e com Deus.

  1. CUIDE DA ESPIRITUALIDADE

Qual é o centro da sua vida? Independente da sua religião, entre em conexão com Deus. Tire tempo todos os dias para cuidar de sua espiritualidade e conversar com Ele. Agradeça pelos bons momentos que você tem em sua vida e O busque nos momentos difíceis. Frequente a igreja, alimente o seu coração com a Palavra de Deus e a conviva com seus irmãos na fé, isto lhe fará muito bem e lhe fortalecerá para os desafios diários. Entregue a sua vida a Deus e simplesmente confie, pois Ele sabe de todas as coisas.

  1. CUIDE DE SUAS FINANÇAS

Viver bem o hoje preparando-se para o amanhã. Evite dívidas, pois estas tolhem a sua liberdade sobre a renda disponível. Em nosso planejamento familiar há uma reserva financeira para emergências, um pote para a aposentadoria e projetos para aumentar nosso patrimônio e rendas passivas. Nosso objetivo é ter liberdade sobre o tempo, e isto só é possível quando há margem financeira, pois o sustento e o conforto dependem disso. Desta forma, a vida longa é possível, com todos os requisitos para que ela seja cada vez melhor!

Envie suas dúvidas e compartilhe suas experiências através do e-mail eliane_metzner@financasnapratica.com, terei o maior prazer em responder! campos do jordao

Nenhum comentário


  1. 8 dicas fantásticas Jaque, muito obrigada por compartilhar questões tão importanteantes para o nosso crescimento como pessoa!!

    Abração

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *