Perfil de personalidade financeira DISC

Tempo de leitura: 2 minutos

Muitas vezes pensamos que somos racionais, que sabemos quais decisões são certas ou erradas para nossas finanças, mas nem sempre conseguimos fazer aquilo que pensamos.

O que é racional? São as coisas que sabemos que devemos fazer.

O que é emocional? São as coisas que fazemos de acordo com o que nos motiva.

Todos nós possuímos características únicas, que nos identificam e personalizam. Uma forma de agrupar interesses e comportamentos, de acordo com as preferências de cada um é uma ferramenta muito utilizada em empresas, mas que pode explicar a forma de agir das pessoas ante suas escolhas em outros campos da vida. Esta ferramenta é conhecida como DISC, em função das suas iniciais. Veremos abaixo alguns detalhes de cada um dos seus pontos de destaque, usando um exemplo de comportamento de consumo:

D – Dominância: a pessoa que se destaca neste item é forte, direta, decisiva, ambiciosa. Quer o melhor, gosta de marcas, de status, de boas viagens, valoriza qualidade de vida.

Como compra um carro: escolhe o carro que lhe dá mais liberdade e poder, escolhe marcas reconhecidamente bem avaliadas, que apresentam status.

I – Influência: é expressiva, amigável, falante, quando conhece alguém, fala de sua vida como se fossem velhas amigas. Quer ser aceita, busca o que os outros valorizam. Pode adquirir um bem ou frequentar um lugar por causa das companhias, para ter a convivência e ser aceito pelas pessoas.

Como compra um carro: pesquisa com as pessoas de seu relacionamento qual carro elas gostam, o que têm ou gostariam de ter.

S – Estabilidade: são pessoas metódicas, sistemáticas, confiáveis. Gostam de rotina, de ter tudo certinho. Sua casa é muito bem organizada, cada coisa em seu lugar. Quer segurança, não compra nada sem ter o dinheiro, conservadora, não toma nenhuma decisão arriscada.

Como compra um carro: pesquisa qual o carro mais seguro, qual tem menor índice de acidentes, mais itens de segurança, menos danos em caso de sinistro.

C – Conformidade: é cuidadosa, exata, contemplativa, analítica. Gosta de planejar, de planilhas, de simulações. Quando quer um bem, uma viagem ou um serviço, faz um planejamento detalhado de todas as informações.

Como compra um carro: estuda o valor do bem, o consumo, a desvalorização, o valor das revisões, o seguro, o IPVA, e todas as questões relacionadas a custo/benefício.

Qual o perfil onde você mais se identificou? Conhecendo sua personalidade financeira, será mais fácil entender os motivadores de consumo e acumulação, para potencializar ainda mais seus resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *