Três dicas para economizar em família

Tempo de leitura: 3 minutos

Finanças em família é a forma de usar o dinheiro para que traga mais benefícios a todos da família. Por isso, hoje traremos dicas fáceis e práticas de economizar em casa.

São coisas simples, que às vezes a gente esquece, mas que são bem importantes no dia a dia.

As duas primeiras são mais comentadas, mas preste atenção principalmente na terceira, que além de reduzir gastos, traz uma boa dose de criatividade e cumplicidade na família:

  1. Que tal fazer uma auditoria nas contas de casa?

Revise suas contas de Telefone/internet, muitas vezes pagamos pelo que não usamos.

Os Planos de celular da família, se forem da mesma operadora se consegue descontos, e é importante fazer uma revisão trimestral dos pacotes de dados. Esses dias fizemos isso aqui em casa e a despesa mensal reduziu 45,00 por mês, ou 540,00 por ano.

TV a cabo- muitos canais da assinatura não são utilizados. Ou então tem vários pontos na casa e só um usa TV a cabo. Com a internet e outras assinaturas de canais de filmes, muitas vezes a TV a cabo é desnecessária ou apenas um ponto é suficiente.

Academia: está usando? É a melhor opção? Tem planos familiares ou algum esporte coletivo para substituir? Pense nisso e reavalie este item também.

  1. Lista de compras

Para fazer uma boa lista de compras é preciso primeiro olhar o estoque em casa. Estoque parado é prejuízo: dinheiro parado, vence, estraga. Além da lista, quando for comprar, cuidado com as promoções leve 4 e pague 3. Se você precisar dos quatro itens, tudo bem, mas na maioria das vezes precisamos só de um. Preste atenção também aos vencimentos, muitos alimentos vencem antes de serem consumidos, ocasionando perdas.

Cuide também das compras fora da lista, principalmente se for com crianças. Aqui em casa colocamos uma regra: se as crianças forem junto, cada uma pode pegar um item adicional. Por exemplo, se escolheu um chocolate e depois quer um sorvete: qual deles você quer? É um só.

Procure fazer uma compra maior por mês, em atacado, planejando o que vai precisar, e uma vez por semana para comprar frutas, legumes e embutidos. Vou compartilhar a lista de atacado que usamos aqui em casa, e aí você faz suas adequações de acordo com o perfil de consumo da sua família:  Lista de compras

  1. E a terceira dica é sobre as despesas com alimentação fora de casa

É muito bom frequentar restaurantes, conhecer lugares, e você não precisa parar de fazer isto. Basta planejar e colocar no orçamento.

No entanto, uma pequena mudança pode trazer bons resultados: por exemplo, a cada 3 saídas, você pode escolher um lugar onde gastará menos. Conheça melhor a sua cidade e as opções, pode dar uma boa economia no final.

Ou então, troque o cardápio, abra mão da entrada, sobremesa ou cafezinho, ou substitua a bebida por outra com valor menor. No mesmo local, a conta pode ser reduzida em um terço, sem abalar significativamente o prazer de comer bem.

Além disso, há outras opções interessantes, como um jantarzinho gostoso em casa (nosso filho Érico sabe fazer um yakissoba maravilhoso!), piqueniques no parque, um vinho na varanda, mas tudo isso, como sempre, planejado e orçado, para realmente atingir o objetivo.

Envolva sua família neste proposito, e lembre: para dar certo, este dinheiro tem que ser direcionado para um objetivo específico, como por exemplo, as férias da família no final do ano, ou seja, não basta economizar, tem que guardar este valor.

E você, o que faz para economizar em casa e envolver sua família? Comente com sua família e amigos, para gerar esta corrente do bem, de consumo consciente, para que você e sua família sejam felizes com suas escolhas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *