Adolescente de 14 anos lança terceiro livro sobre educação financeira no Brasil e EUA

Tempo de leitura: 2 minutos

O jovem Érico Debesaitis Metzner tem apenas catorze anos, mas na próxima quarta-feira (7), já vai lançar seu terceiro livro sobre educação financeira. ‘Smart Sonho’ fala sobre conceitos simples e práticos do planejamento para execução de projetos e sonhos, tem foco no público jovem, e será lançado em versão bilíngue também nos Estados Unidos.

“Falar de dinheiro para crianças e jovens vai além de ensinar a poupar. Até mesmo o ‘guardar dinheiro’ precisa ter foco, estar vinculado a um sonho, ou perde sua finalidade. Cada sonho, objetivo ou meta tem que ser planejado, sendo primordial manter a motivação na execução dos planos”, afirma Erico. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 19% dos jovens brasileiros, entre 18 a 24 anos, estão endividados. Na faixa dos 25 a 29 anos, esse número cresce para 46%.

A preocupação de Érico sempre foi com a educação financeira. Além de “Smart Sonho”, ele já publicou dois livros: “Como conquistar seu próprio dinheiro” (2015) e “Din-Din o jogo do dinheiro” (2016), lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e também mantém um blog, o Blog do Érico www.blogdoerico.com, que está entre as iniciativas de educação financeira com gratuidade ao público que receberam o selo ENEF – Estratégia Nacional de educação Financeira 2018/2020, do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF).

Para ele, o ‘Smart Sonho’ pode ser uma rotina de vida diária. “Um sonho não precisa ser algo material – um carro, um apartamento, começa com pequenas realizações e evolui para todo um conceito de vida. Desde morar sozinho, fazer uma faculdade e até mesmo constituir uma família exige um planejamento específico de aspectos econômicos, sociais e profissionais. Se isto estiver claro, o foco é outro e a caminhada já começa com o planejamento de um futuro mais consistente”, explica.

Érico cursa o 9º ano na Escola do Farina e é também monitor e praticante do Supera, Ginástica para o Cérebro. Para o diretor da Escola do Farina, Sidney Farina, apoiar iniciativas assim complementa as atividades de sala de aula. “O aluno deve aprender usar o conhecimento adquirido na sala de aula para evoluir e promover a evolução”, destaca Farina.

O livro será lançado em sua escola, na quarta-feira (7), às 19h. A partir de janeiro de 2019, ele segue em turnê de lançamento nos Estados Unidos.

Serviço
Lançamento Livro: Smart Sonho
Quando: 07/11/18 – quarta-feira, às 19h
Local: Escola do Farina – Av Miguel Sutil, Jd Guanabara, Cuiabá-MT

Foto:  Mônica Carvalho

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *