Você percebe as mudanças?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já ouviu dizer que a inteligência financeira está em gastar menos do que ganha e investir uma parte todos os meses? Porque há coisas que a gente sabe, mas nem sempre faz?

Uma vez havia um sapo, que viu uma janela aberta e, na busca por comida, pulou para dentro da cozinha e caiu dentro de uma panela, com água fria e legumes. Ele ficou todo feliz e começou a comer. Nisto, a cozinheira entrou apressada, e sem olhar, tampou a panela e acendeu o fogo. O sapo continuou comendo, feliz da vida, não percebeu que a água esquentava aos poucos, achou até bom estar quentinho… De repente morreu, e nem percebeu.

Quantas vezes aumentamos nossos custos fixos sem perceber, o valor gasto em mercado, energia, combustível, lazer, roupas… É muito bom melhorar a qualidade de vida, mas melhor ainda é quando fazemos isto de forma planejada e organizada, quando realmente usufruímos das coisas onde usamos nosso dinheiro.

Para evitar a “morte do sapo”, organize e relacione suas despesas, marcando as principais e também olhando pelo extrato do cartão ou pela conta corrente, aquelas despesas difíceis de identificar. Relacione-as e veja quais delas estão com o valor adequado e quais delas podem ser reduzidas, muitas delas nem farão tanta falta assim. Assinaturas de telefonia, TV, internet e outros devem ser revisados no mínimo semestralmente. Quando vier uma ligação de t4lemarketing, ouça, não para aumentar o gasto, mas para adequar às suas necessidades e muitas vezes reduzindo o valor total. Fique atento às mudanças em sua vida, e não tenha receio de mudar, de buscar novas alternativas. Uma redução no custo fixo pode trazer espaço para grandes sonhos.

Qual era o seu consumo 5 anos atrás? Sua percepção de qualidade de vida acompanhou esta alteração? O que você pode reduzir hoje que abriria espaço para coisas melhores?

Para acompanhar seu orçamento e controlar suas contas, você pode usar um aplicativo, uma planilha ou até mesmo um caderno ou folha em branco, o importante é você dizer para onde seu dinheiro deve ir, em vez de se perguntar para onde ele foi!

Não seja como sapo que não percebe a água esquentando, seja o dono da sua própria história.

Seja feliz com suas escolhas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *