A declaração de IR é entregue até 30/04, todos os anos. É um período de reflexão sobre quanto de renda foi gerado e qual o crescimento patrimonial respectivo.
O crescimento patrimonial depende de cada estrutura de receitas e despesas, porém é importante observar alguns itens:
1. Você tem um “colchão de segurança”, equivalente a 12 meses de despesas? Caso sim, parabéns! Caso ainda não tenha feito, organize seu orçamento para que pelo menos 10% de sua renda vá para este “pote”. Lembre-se que se guardar 10% do que ganha, vai demorar 120 meses para completar o seu colchão.
2. O aumento patrimonial adveio de troca de carro? Lembre-se que há a desvalorização, e na hora de vender o preço conseguido será bem diferente do bem pago.
3. Você tem um plano de aposentadoria? Lembre-se que há diversos investimentos que trarão conforto para esta época, como imóveis para alugar. Os fundos de previdência, como PGBL e FAPI são indicados para quem faz a declaração de IR no formulário completo, e com isso além da formação da reserva, o valor depositado serve como abatimento da base de cálculo.
Alguns dizem que não é possível guardar dinheiro, mas olhando a conta: receitas, o que entrou de renda durante o ano, será que realmente não dá ou o dinheiro está indo para o lugar errado?
Reprograme sua mente, pague-se primeiro!
Fica a dica!
Um abraço,
Jaque