Os 4 perfis de aprendizado e memorização

Tempo de leitura: 2 minutos

Ao se preparar para a prova de certificação no mercado financeiro, é comum ficar ansioso com a quantidade de conteúdo e complexidade da matérias. Vamos ser sinceros, se fosse “mamãozinho com açúcar” não seria distinção, não é mesmo?

Então se o conteúdo é denso, é preciso compreender a matéria e gravar siglas e atribuições, como fazer para conseguir ir bem na prova e aplicar os conceitos no dia a dia?

Uma questão bem importante, e que é o foco desse artigo, é entender como a sua mente aprende, e como faz para lembrar de tudo o que vai precisar.

Sherlok Holmes, o grande personagem que decifra as situações mais complexas, ao não saber responder uma questão sobre as estrelas, respondeu: “só guardo em minha cabeça o que tem utilidade para mim”. Ou seja, são tantas informações disponíveis que é preciso selecionar o que é útil para cada um, em cada atividade desempenhada.

E no mercado financeiro os conhecimentos específicos têm um peso ainda maior: serão cobrados em prova de certificação, que é requisito para o exercício da profissão.

Uma das formas de definir o perfil é de acordo com a forma em que cada um tem mais facilidade para gravar o conteúdo. Vamos a eles:

  1. Visual: aprende melhor quando assiste vídeos, aulas presenciais, decora sua casa com mapas mentais e desenhos da matéria, imagina cenários, faz fundo de tela de celular, com lembretes visuais em todos os pontos possíveis.
  2. Auditivo: gosta de ouvir áudios, vídeos, lê em voz alta, grava sua voz e escuta várias vezes.
  3. Cinestésico: aprende sentindo as palavras, faz resumos, desenha seus próprios mapas mentais, escreve muito, se puder adquire o produto para a experimentação.
  4. Digital: multitelas, assiste vários vídeos de visões diferentes, confronta informações, quando o professor fala algo procura na internet para conferir, pesquisa suas dúvidas no Google, joga o assunto em um chat, busca diversas opiniões até formar a sua.

Se identificou com alguma dessas formas? Que bom, descobriu qual a sua melhor forma de aprender! No entanto, tenha cuidado: você não é o mesmo todos os dias. Pode ocorrer de que em algum dia você foi visual e no outro precisa de experimentação. Ou que você é auditivo mas o digital apoia a compreensão.

Jamais menospreze as outras formas de aprendizado, potencialize sua energia na forma que lhe traz mais resultados, mas não deixe de praticar as outras, como forma de complementar, além de treinar habilidades múltiplas, o que pode ser útil em vários aspectos de sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *